3 de fevereiro de 2010

Jacques Soustelle - Os astecas na véspera da conquista espanhola

Esta resenha foi escrita por Juliana Kick

SOUSTELLE, Jacques. Os astecas na véspera da conquista espanhola. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

O livro de Jacques Soustelle é composto por uma introdução, sete capítulos e um apêndice. De leitura fácil e simples, o autor aborda diversos aspectos da vida cotidiana dos astecas de maneira simples e abrangente, sendo de fácil compreensão a um leitor leigo. Ao decorrer de sua obra, o autor mostra como a complexa civilização asteca foi interrompida bruscamente com a conquista espanhola. Em sua análise da civilização asteca, o autor divide a sociedade em uma pirâmide social, onde o imperador estaria no topo do poder, seguido dos dignitários, negociantes, artesãos plebe e escravos. Essa divisão em camadas sociais que aparece principalmente no segundo capítulo "A Sociedade e o estado no início do século XVI", pode ser compreendida, afinal, Soustelle era um importante antropólogo e faz uso da análise do homem como um ser biológico, social e cultural em todo o seu livro.

Soustelle incorpora em sua obra certos anacronismos para esclarecer alguns pontos da civilização asteca. Utiliza títulos nobiliárquicos até então conhecidos somente na Europa para descrever os mexicas. Diferencia os dignitários de plebeus ao considerá-los a aristocracia asteca.

A pesquisa arqueológica é de grande importância na civilização asteca: cerâmicas, utensílios, armas, esculturas foram descobertos em abundância. Os mexicanos queimavam seus mortos e por isso não se possui fonte sobre seus túmulos. Monumentos que resistiram a destruição espanhola foram poucos. Já a documentação escrita é muito rica, os mexicanos eram estudiosos e muito curiosos a respeito de si mesmos e após a conquista grande parte de suas memórias foram traduzidas do nahuatl para a língua espanhola.

Um dos pontos que mais se destacam na obra de Jacques Soustelle é a sua concepção de interrupção da civilização asteca. O autor demonstra grande pesar pela destruição da cultura dos mexicas, umas das mais ricas e importantes que o mundo já conheceu e aborda em algumas passagens a forma cruel e bárbara com que os espanhóis conquistaram os conquistaram.

O foco de seu livro é sem dúvida a vida cotidiana dos astecas. Dedica muitos capítulos expondo o comportamento dos mexicas na vida diária, como comiam, se vestiam, se relacionavam, sua higiene, roupas, acessórios, alimentação, ritos, infância, vida familiar e vários outros aspectos de sua vida. Dedica grande parte sua análise ao homem asteca comum, que trabalhava em obras públicas, em sua parcela terra, pagava impostos, casava seus filhos.

Preço Médio: R$ 36,00