15 de dezembro de 2010

Edward P. Thompson - A formação da classe operária Inglesa

Esta resenha foi escrita por Fabio Antônio Costa, pós-graduando da PUC-SP.

THOMPSON, Edward Palmer. A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

INTRODUÇÃO

Nesta resenha, estou abordando um tema que me é de grande importância e que aos poucos tenho introduzido, qual seja, o movimento sindical. Neste livro, pude aprofundar e confirmar como é importante compreender a participação de grupos específicos de nossas sociedades como a classe operária Inglesa. Tirar do silêncio vozes obscurecidas, essas, portanto tão pouco valorizadas pelos meios de comunicação, mas tão profundamente elucidadas em vozes como a do historiador Edward Thompson, são alguns dos nortes deste presente estudo.

SOBRE O AUTOR

Edward Palmer Thompson (1924-1993), natural de Oxford, Inglaterra, foi um ativo Historiador com envolvimento prático e teórico de cinco décadas no cenário britânico e mundial. Autor de vários livros e com destaque para sua obra máxima “A Formação da Classe Operária Inglesa”. Thompson, contemporâneo de outros historiadores do chamado “Marxismo Inglês” como Eric Hobsbawn, Rodney Hilton e Christopher Hill tiveram papel marcante no Partido Comunista Inglês. Thompson teve também atuação no Movimento Popular da Inglaterra na época da Segunda Grande Guerra (1939-1945), tendo também participado diretamente nessa guerra. Abandonou o Partido Comunista em 1956, participou da construção de ferrovias na Iugoslávia, ministrou aulas para operários e na década de 1980 atuou como pacifista antinuclear e em seus derradeiros anos de vida, atuou em universidades nos Estados Unidos e Inglaterra.

A experiência acumulada de sua participação agitada nestes eventos pode ser sentida em suas obras, como a sua costumeira preocupação nas causas populares, assim como em sua própria conduta pessoal.

A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA

O livro de Thompson, A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade é o primeiro tomo da série que apresenta mais dois volumes; A Maldição de Adão e A Força dos Trabalhadores. No Brasil a primeira edição do primeiro tomo é de 1987 e foi lançada pela aclamada editora Paz e Terra, respeitada pelo seu leque de livros acadêmicos.

Traduzido a partir do original The Making of the English Working Class de 1963, Thompson destacou como um livro que não tinha como alvo principal o universo acadêmico, e sim para pessoas comuns, como os operários que ele lecionava nos anos de 1960.

Destarte, neste primeiro tomo (Árvore da Liberdade), que é dividido em cinco partes, o autor no prefácio faz um esclarecimento acerca da categoria de classe operária, especialmente a Inglesa com as suas características que a diferenciam de outras como a Escocesa. Enfatiza que a classe operária Inglesa não é “coisa” e sim “relação” e com herança de sua própria história, também é destacado uma utilidade acerca de sua obra; qual seja resgatar os excluídos (até então) da História, como o tecelão de malhas ou o artesão utópico.

No primeiro capítulo desta obra (Número Ilimitado de Trabalhadores), o Historiador Inglês aprofunda sobre as origens do movimento operário Inglês, como a SLC[1] que segundo seus estudos é a primeira organização política operária da Inglaterra. Anteriormente, existiam algumas formas de organização desde a Guerra Americana[2], Mas seu papel mais destacado vem da influência dos Jacobinos da Revolução Francesa[3]. A alta dos preços dos produtos, os castigos dado aos traidores (p. 17) e a falta de status dos soldados são outros pontos levantados por Thompson que acastelam a formação dos operários Ingleses.

No segundo capítulo (O Cristão e o Demônio) é debatida a influência de algumas religiões protestantes. São religiões que encontram espaço entre homens humildes e que reúne segundo relatos até oitenta mil participantes. É destacado o Puritanismo influenciado pelos “ideais Iluministas”, que segundo Thompson, tem a capacidade de “positivar” os operários na luta maquineista comum entre o demônio com o mundo real. O Metodismo tem também um importante grau de penetração na massa operária, sendo influenciada e influenciadora da “democracia, disciplina, doutrina e emotividade” (p. 38).

No tocante ao terceiro capítulo (As Fortalezas de Satanás), destaca-se o papel dos motins e das turbas, e desta última o estudo é mais aprofundado. A turba, que entre outros conceitualizações, tem a sua função frente ao movimento operário mais vinculado ao pagamento de seus soldos que mesmo aos sentimentos de reivindicação. Com a entrada efetiva da Revolução Industrial na sociedade Inglesa, sua população é cada vez mais explorada e “ofendida”, e uma dessas ofensas pode ser compreendida na ideologia da “maior ofensa da propriedade privada é não ter propriedade”. Nas décadas de 1760 e 1770 na Inglaterra Industrial, o povo Londrino organiza-se melhor, como nos relatos de turbas que controlavam os preços dos produtos de modo mais “pacífico”.

No quarto capítulo (O Inglês Livre de Nascimento), Thompson enfatiza sobre as origens dos Ingleses, e um profundo questionamento acerca das diferenças de vida dos Monarcas e Aristocratas perante o sofrido povo Inglês, sendo este último considerado o produtor de 99% da riqueza, e o primeiro o “grupo parasitário”. O texto Direitos do Homem tem destaque por Thompson, nele fica evidenciado os efeitos da Revolução Francesa. Pouco percebido a função dos Monarcas pelo povo antes circulação do texto Direitos do Homem, estas diferenças ficam, portanto, mais nítidas devido ao caráter humanista deste famoso texto. A própria ideia de motim, originária do tempo da Revolução Gloriosa (1688), faz referência à origem Inglesa, assim como a criação de uniões de organizações de natureza sindical (Trade Unions) ser uma tendência presente desde 1720 na Inglaterra (Coggiola, p. 47).

O autor finaliza esse primeiro tomo da série com o capítulo (Plantando a Árvore da Liberdade). A ênfase desse capítulo está na relação da Revolução Francesa na Inglaterra Industrial, esta inclinação é sentida nos Jacobinos Ingleses, que se não são originários dos Jacobinos Franceses, tem sua ideologia em seus meios sociais.

As sociedades operárias Inglesas apresentam intensa agitação até 1794, com manifestações girando em torno de duzentas mil pessoas. Desta imensa multidão (p. 144) temos propostas ousadas, como educação política aos trabalhadores e o crescimento da participação da população assalariada nos movimentos. Ademais, de 1794 em diante o movimento operariado é fortemente reprimido pela elite Inglesa, perdendo seu centro nacional (p. 154) tradicionalmente instalado em cidades industriais como Londres, Sheffield e Norwich.

Em 1796, com aproximadamente quatro anos de experiência no movimento operário, a classe amadurece, inclusive “suspeitando da ameaça” dos revolucionários Franceses (conhecidos como o perigo que vem do sul).

Em 1811, é iniciado um novo sindicalismo, que diferente dos outros sindicalismos Europeus, teve a experiência da “contra revolução Inglesa”, que nasce no berço do crescimento da própria Revolução Industrial, e que segundo se afirmava na época, era próprio de um país em que até as “velhinhas deveriam falar de política”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A obra de Edward Thompson representa um marco e uma importante reflexão acerca da agitada sociedade Inglesa Industrial do final do século 18º.

Um de seus esforços está em conceitualizar às particularidades do movimento operário Inglês, principalmente ao período que vai de 1790 até 1800, concentrada nos velhos centros industriais Ingleses. Muito influenciado pela Revolução Francesa, mas sem perder parte de suas origens Inglesas, como nas indicações da Revolução Gloriosa e nas próprias características Inglesas, o operariado retratado por Thompson busca a compreensão da sociedade vista pelas situações –conflituosas ou não – dos movimentos sindicalistas, e também na particularidade dos grupos em si, como os próprios movimentos, organizados em motins, turbas, associações etc. Não ficando a parte, as próprias fronteiras espaços-temporais que estas sociedades estão submetidas. A política, organização, dificuldades, glórias ou crimes desvelados por Thompson em sua obra máxima representam uma ruptura que segundo o próprio não era até então compreendida, ou baseada em uma historiografia menos ousada. Como diria Thompson, “Afinal de contas, nós mesmos não estamos no final da evolução social”.

BIBLIOGRAFIA

COGGIOLA, Osvaldo. As Classes “Perigosas”. In: HISTÓRIA VIVA, GRANDES TEMAS: IMPÉRIO BRITÂNICO. Nº 16. São Paulo: Duetto. 2008.

HOBSBAWN, Eric John Earnest. A Era das Revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra. 1º reimpressão. 2010. 537 p.

THOMPSON, Edward Palmer. A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987. 210 p.


[1] Sociedade Londrina de Correspondência.

[2] Também conhecida como Guerra da Secessão, disputada entre 1861 e 1865.

[3] Contemporânea da Revolução Industrial, ela durou de 1789 até 1799.



Preço médio: R$ 35,00

Para contato com o autor:
fabioantoniocosta@hotmail.com