13 de janeiro de 2013

Noam Chomsky - O que o Tio Sam realmente quer


CHOMSKY, Noam. O que o Tio Sam realmente quer. Brasília. Editora Universidade de Brasília, 1999.

A obra aqui analisada, O que o Tio Sam realmente quer, não difere drasticamente de outras obras do autor, sejam seus textos ou entrevistas concedidas. Porém, ainda que seja um livro que dá seguimento a análises anteriores sobre política, economia e sociedade de eventos recentes da história mundial – principalmente no que concerne aos Estados Unidos –, é uma obra muito direta, disposta a analisar aspectos pontuais e cuja linha de raciocínio é muito coesa. Arriscaria dizer que este é um dos melhores livros para aqueles que não conhecem Chomsky e suas sagazes críticas políticas e sociais, principalmente aos Estados Unidos.

Logo de cara, Chomsky inicia seu texto explicitando os objetivos da política externa dos Estados Unidos, desenvolvida sobre a insegurança constante e argumentos descabidos sobre proteção do território, tomando a Segunda Guerra Mundial como divisor de águas por ser após o conflito que tais políticas se intensificaram com força, mais precisamente por conta da dita “Guerra Fria”. Um período onde cerca de 50% da riqueza mundial estava sob controle dos Estados Unidos, além dos dois lados do oceano, um controle sem precedentes na história mundial, segundo o autor.

Nesse mesmo contexto percebe-se a necessidade de se intensificar a pressão sobre a União Soviética a fim de minar o país e controlar a sucessão do governo soviético. Chomsky defende no decorrer de todo o livro que o principal objetivo dos Estados Unidos em derrubar os soviéticos, atacar regiões supostamente inexpressivas como o Laos, Vietnã do Sul, Nicarágua e outros não se dá apenas por localização estratégia ou recursos – por vezes nenhum desses elementos faz parte da equação. O grande objetivo por trás dessas ações é a supressão de exemplos: na maior parte desses locais, governos realmente democráticos – ao contrário do governo dos EUA – desenvolviam-se de forma vigorosa, sob aval popular e, por vezes, com caráter nacionalista, fechado à intervenção do capital externo. Tais exemplos, se bem sucedidos, poderiam influenciar outros países, ou mesmo camadas populares nos EUA, o que seria inadmissível.

Eis o motivo pelo qual Chomsky defende que os Estados Unidos, se não conseguiram atingir todos os objetivos com a Guerra do Vietnã, pelo menos saíram vitoriosos. O país foi destruído, milhares de camponeses foram mortos, os efeitos do Agente Laranja e outras armas químicas e biológicas são sentidos até hoje e, principalmente, a economia do país foi arrasada, fazendo com que um desenvolvimento adequado nos moldes anteriores a Guerra seja uma realidade pouco plausível, pelo menos nas próximas décadas.

O livro foi lançado na década de 1990, portanto, não inclui debates a respeito da postura dos Estados Unidos a partir dos atentados ao World Trade Center. Contudo, é muito claro para o leitor que as atitudes de perfil imperialista dos EUA estão longe de serem inéditas, e a forma como elas são desenvolvidas não mudou em sua essência: interferência direta na política de países onde há movimentação considerada subversiva (sentimos isso na pele com a ditadura militar, citada no livro como responsável  pelo estado de miséria em que o Brasil se encontrava ao fim do regime), invasão de inimigos indefesos, pressão para a abertura do país para o capital estrangeiro, morte de civis, crimes de guerra entre diversos outros abusos; estes, aliás, não são poupados neste livro, que cita com detalhes a violência de grupos paramilitares na América Latina, como os Contra e o Batalhão Atlacatl. Chomsky mostra também como ditadores brutais (Somoza, Saddam Hussein, Suharto) são apoiados na tomada do poder em seus países por parte dos EUA e cuja permanência é apoiada, desde que atendam aos interesses da grande potência bélica mundial.

Como de praxe, Chomsky apresenta suas ideias de como devemos lidar com esse tipo de situação; em outras palavras, o que fazer. Embora ele fale, principalmente, ao leitor dos Estados Unidos, seus exemplos são universais. O fato de tais ideias se repetirem em diferentes trabalhos mostra a obstinação do autor nesse sentido. Conforme seus livros são lançados percebemos que os tópicos com os quais Chomsky trabalha fazem parte de uma longa estrutura de política expansionista, seja no sentido de expansão territorial ou de influência. Como dito anteriormente, trata-se de um dos melhores livros para ser apresentado a Noam Chomsky.


Preço médio: R$ 18,00

LEIA TAMBÉM, DO MESMO AUTOR:
Ambições imperiais
Propaganda e consciência popular